top of page

Comunicação humana e conteúdo com humor

Comunicação humana


É espantoso o quanto dependemos da comunicação para o dia-a-dia. Quer seja no trabalho, com a família e os amigos, ou mesmo apenas a pedir o nosso tamanho numa loja de roupa, a comunicação é fundamental.


Acreditamos que ser capaz de comunicar eficazmente pensamentos e ideias é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo do tempo.



Com tantas marcas a competir por atenção, é crucial saber como se destacar e causar uma boa impressão. Criar empatia com os outros é uma excelente forma de o fazer, pois mostra que compreende e se preocupa com as necessidades alheias. Também é importante ser capaz de lidar com a pressão e a frustração, uma vez que estes são desafios comuns que os profissionais enfrentam regularmente.


No geral, achamos que a comunicação humana eficaz é fundamental para que uma pessoa tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional. Ao investir tempo e esforço no desenvolvimento desta competência, podemos criar relações mais fortes e atingir os nossos objectivos de forma mais eficaz.


Saber comunicar é, através de um meio, fazer chegar uma mensagem ao receptor. No mundo do digital é cada vez mais complexo e dificil passar uma mensagem, pois somos constantemente bombardeados com estimulos e a nossa atenção está mais reduzida e mais concorrida.


É aqui que encontramos o humor, que é cada vez mais utilizado para captar atenção e gerar curiosidade nos receptores.

 

Humor


O humor pode ser uma óptima forma de quebrar o gelo e de estabelecer uma ligação com as pessoas. É espantoso como uma piada ou um trocadilho inteligente pode captar instantaneamente a atenção de alguém e fazer essa pessoa sentir-se mais recetiva à mensagem que está a receber.

No que diz respeito às marcas, o humor pode ser especialmente eficaz para as ajudar a destacar num mercado concorrido. Afinal de contas, quem é que não gosta de uma marca que faz rir?


É sempre uma surpresa quando uma marca não se leva demasiado a sério e consegue fazer rir.


O melhor desta conexão emocional é que muitas vezes não só nos faz rir na hora, como também nos faz relembrar a marca com carinho no futuro, porque nos causou uma emoção positiva.


É como se a marca ganhasse um lugar especial no nosso coração (e na nossa mente), tornando-se muito mais memorável do que marcas que levam tudo a sério.


Acreditamos que não se deve substimar o poder do humor na relação marca-consumidor! Quando usado com sabedoria e bom gosto, pode fazer milagres e fortalecer, de facto, a ligação entre consumidor e marca.


Alinhar o humor aos valores da marca


Utilizar humor a comunicar pode ser complexo, especialmente quando se trata de marketing. É importante que as marcas sejam consistentes e fiéis aos seus valores para poderem utilizar eficazmente o humor nos seus conteúdos. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e prejudicar a imagem da marca.


É tudo uma questão de encontrar o equilíbrio certo e garantir que o humor se alinha com o objetivo e a mensagem da marca. As equipas de marketing e comunicação desempenham, sem dúvida, um papel crucial neste processo e devem ter uma compreensão clara dos valores da marca para criarem conteúdos que tenham impacto no público.


Conclusão


O humor é uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Quando utilizado corretamente, pode criar uma ligação emocional duradoura com os consumidores e ajudá-los a recordar a marca durante anos.


No entanto, é importante lembrar que o humor deve ser estudado e adequado aos valores da marca. Se for exagerado ou insensível, pode ter o efeito oposto e afastar completamente o receptor.


Por fim, a chave para a utilização do humor no marketing é humanizar a marca e torná-la um amigo dos consumidores. Quando as pessoas sentem que se podem relacionar com uma marca a um nível pessoal, é muito mais provável que se mantenham fiéis ao longo do tempo.


Se está a pensar adicionar humor à sua estratégia de marketing, certifique-se de que o aborda com cuidado e com intenção!

 


11 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page